Paypal deve começar a emprestar dinheiro no Brasil

25-10-2019 08:00 - Ecossistema Brasil

A oferta será feita para um grupo de clientes como um projeto-piloto, mas a meta é disponibilizar o crédito para os 350 mil vendedores da plataforma

O PayPal, plataforma mundial de pagamentos online, planeja oferecer empréstimos em sua carteira digital no Brasil. O projeto, que foi descoberto pelo jornal Valor Econômico, inicialmente será focado nos empreendedores que já utilizam o serviço de carteira digital para receber pagamentos. O serviço que será oferecido vai fornecer uma espécie de antecipação dos valores a serem recebidos pelos vendedores.

A ideia é antecipar os recebíveis desses varejistas e prestadores de serviço, ou seja, uma forma de estimular o capital de giro do negócio. As informações ainda apontam que um projeto-piloto será realizado com alguns usuários selecionados, mas a ideia é disponibilizar o recurso para os 350 mil vendedores que atuam na plataforma. Os rumores são sustentados por uma autorização concedida pelo Banco Central ao PayPal em maio para que a companhia atue como instituição de pagamento.

Nos Estados Unidos, a empresa tem o Working Capital, uma linha lançada há cinco anos que já alcançou US$ 10 bilhões emprestados. O México conta com a modalidade desde fevereiro, em uma parceria com uma fintech chamada Konfio.

Aqui no Brasil o PayPal tem um contrato com o Itaú Unibanco para facilitar o uso da carteira digital pelos clientes do banco, mas o crédito dessa nova opção deverá ser oferecido com outro parceiro.